Visitantes do Mundo Inteiro

free counters

domingo, 29 de maio de 2011

Taubaté: erosão continua a preocupar moradores do bairro Gurilândia

Taubaté: erosão continua a preocupar moradores do bairro Gurilândia
Prefeitura confirma que pelo menos 30 casas estão ameaçadas, mas nada é feito
Os moradores já cansaram de reclamar. O caso já foi destaque nos telejornais da Rede Vanguarda em maio deste ano, mas mesmo assim nenhuma providência foi tomada.

Credito: José Cobra/ VC no VNewsPassados quase 2 meses da visita da reportagem ao local, não há solução para os moradores da Avenida Cinderela, no bairro Gurilândia, em Taubaté.

E o problema passa agora a figurar no mapa do "Seu bairro no VNews", que relaciona problemas que se arrastam por meses, e até anos, em bairros das cidades de nossa região.

O problema é uma valeta que passa atrás das casas. A prefeitura confirma que pelo menos trinta residências estão ameaçadas. Mas os moradores dizem que a situação é mais grave.

"Ninguém mais veio aqui. Prometeram uma licitação onde uma empresa ficaria responsável por fazer um muro, algo para conter o avanço da erosão, mas nada aconteceu", diz o aposentado José Cobra.

Credito: José Cobra/ VC no VNewsCobra também questiona os danos ambientais no local. "Aqui a galeria de esgotos passa por uma estação elevatória de esgotos e trinta metros abaixo segue direto para córrego. Como explicar isso? Onde está o compromisso com a preservação do meio ambiente?", pergunta.

Em 25 de maio deste ano, quando nossa reportagem foi ao local, o DAEE informou que encaminhou um ofício ao Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) solicitando um laudo sobre o córrego que passa no local. Se o córrego for artificial, não há responsabilidade do órgão estadual.

Nesta quarta-feira (21), o VNews entrou em contato com a diretora do DAEE em Taubaté, Marli Reis, que informou que o laudo do IGC já foi entregue, mas o posicionamento do DAEE será dado apenas na próxima semana.

O VNews procurou também a Prefeitura de Taubaté. A Prefeitura informou que em maio foi aberto um processo de licitação, mas que nenhuma empresa se interessou pelo preço oferecido. Um novo processo licitatório foi preparado, com o preço readequado, e deve ser aberto nos próximos dias.

Credito: José Cobra/ VC no VNews

Seu bairro no VNews

O site VNews está mapeando os problemas em bairros das cidades da região e apontando estes locais em um mapa interativo. O mapa ficará ativo permanentemente e o local será marcado com um círculo vermelho até que o poder público resolva definitivamente o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário